sábado, 25 de julho de 2015

PROJETO IDENTIDADE


PROJETO IDENTIDADE





Justificativa
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social.
Toda criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende e assim segue na construção de sua identidade.  A autoimagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive . Desta forma, este projeto procura trabalhar algumas necessidades das crianças da Educação Infantil, tais como: construção da sua própria identidade, autonomia, curiosidade, aceitação do outro e das diferenças, estímulo ao pensamento crítico, entre outros.
OBJETIVOS
 
v  Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
v  Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
v  Desenvolver formas alternativas de locomoção;
v  Explorar e utilizar movimentos de pressão, encaixe, lançamento e outros;
v  Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
v  Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras,
 
 
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
 Primeira Semana
Quarta-feira 01/04/15
Linguagem corporal
Trabalhar com o tato (textura, peso e temperatura).
Conhecimento Matemático
Objetos: se está perto/longe, se é grande/pequeno, se está vazio ou cheio.
Brincar E Imaginar
Brincar de comidinha e usar panelinhas.
Quinta-feira 02/04/15
Linguagem Verbal
Conhecer partes do corpo.
Natureza E Cultura
Contando História.
Linguagem Verbal
Roda de conversa.
Sexta-feira 03/04/15
FERIADO
 
Segunda Semana
 
Segunda- feira 06 /04/15
C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)
Brincar de pega-pega.
Brincar E Imaginar
Bolas de Celofane.
Linguagem Corporal
Se olhar no espelho.
Terça-feira 07/04/15
Natureza E Cultura
História com Fantoches.
Linguagem Musical
Chuva de Papel com a música: a janelinha fecha.
Movimento
Bambolê
Quarta-feira 08/04/15
Linguagem Corporal
Fazer expressões faciais.
Conhecimento Matemático
Comparar objetos.
Brincar E Imaginar
Chocalho de garrafas pet.
Quinta-feira 09/04/15
Linguagem Verbal
Leitura: Livro Animais Selvagens.
Linguagem Visual
Formas Geométricas.
Linguagem Verbal
Brincadeiras Recreativas.
Sexta-feira 10/04/15
Linguagem Artística
Pintura livre com Giz de cera.
Conhecimento Matemático
Latinha com tampa de plástico e palito de picolé colorido.
Movimento Corporal
        Pular corda.
 
Terceira Semana
Segunda- feira 13/04/2015
C.C.S.O.A (Atividade Coletiva)
Fazer caricatura do papai.
Brincar E Imaginar
Esconde e esconde.
   Linguagem Corporal
Bater palmas.
Terça-feira 14/04/2015
Natureza E Cultura
Leitura Livro: Faça fila Selva.
Movimento Corporal
Pular amarelinha.
Linguagem Musical
Música Dona Aranha.
Quarta-feira 15/04/2015
Linguagem Corporal
Parque.
Conhecimento Matemático
Conhecendo as cores.
Brincar E Imaginar
Dar comidinha para as bonecas.
Quinta-feira 16/04/2015
Linguagem Verbal
Roda de conversa, sobre as partes do corpo.
Linguagem Corporal
Túnel com bambolê.
Linguagem Verbal
Sala Multiuso
Sexta-feira 17/04/2015
Linguagem Artística
Rasgar papel e colar.
Conhecimento Matemático
Contar os dedos da Mãozinha.
Movimento Corporal
Parque
Quarta Semana
 
 
Segunda- feira 20/04/2015
C.C.S.O.A  (Atividade Coletiva).
Páscoa
Brincar E Imaginar
Imitando a vida real.
Linguagem Corporal
Fazer ginástica.
Terça-feira 21/04/2015
FERIADO (TIRADENTES)
 
 
 
 
Quarta-feira 22/04/2015
Linguagem Corporal
Andar em cima da caixa de ovos.
Conhecimento Matemático
Circuito com Bambolês.
Brincar /Imaginar
Cabaninha.
Quinta-feira 23/04/2015
 
Linguagem Verbal
Sala Multiuso
Linguagem Musical
Música do Jacaré.
 
Linguagem Corporal
Tapete das sensações.
Sexta-feira 24/04/2015
PARADA PEDAGÓGICA
 
Quinta Semana
 
Segunda- feira 27/04/2015
C.C.S.O.A(AtividadeColetiva)
Fazer caricatura da Mamãe.
Brincar E Imaginar
Brincar de pega-pega.
Linguagem Corporal
Parque.
Terça-feira 28/04/2015
Natureza E Cultura
Leitura: Livro de formas.
Linguagem Verbal
Brinquedo livre.
Linguagem Musica
Cachorrinho au-au (Patati e Patatá)
Quarta-feira 29/04/2015
Linguagem Corporal
Equilíbrio - Andar entre as cordas.
Conhecimento Matemático
Jogo de encaixar.
Brincar E Imaginar
Solário
Quinta-feira 30/04/2015
Linguagem Verbal
Leitura: Livro cores
Linguagem Musical
Sons com o corpo.
Linguagem Verbal
Sala Multiuso
 
Avaliação
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos que permitirão identificar os conhecimentos prévios das crianças e as condições em que se promoveram avanços na construção do conhecimento.
Recursos
Ø  Aparelho de Som;
Ø  Histórias Contadas e Cantadas;
Ø  Músicas;
Ø  Jogos
Ø  Brinquedos
Ø  Teatro (dramatização)
Ø  Brincadeiras
Ø  Cartazes expositivos
Ø  Cola colorida
Ø  Giz de cera
 
Ø   Guache;
 
Bibliografia
RCN’s, Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volume3: Conhecimento de mundo. Brasília, 1998.
 
 
 
http://www.ideiacriativa.org/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário