PROJETO
IDENTIDADE
Justificativa
A
construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu
meio social.
Toda criança tem seu
jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e
estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende e assim
segue na construção de sua identidade. A
autoimagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos em
que a criança convive
.
Desta
forma, este projeto procura trabalhar algumas necessidades das crianças da
Educação Infantil, tais como: construção da sua própria identidade, autonomia,
curiosidade, aceitação do outro e das diferenças, estímulo ao pensamento
crítico, entre outros.
OBJETIVOS
v Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
v Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
v Desenvolver formas alternativas de locomoção;
v Explorar e utilizar movimentos de pressão, encaixe, lançamento e outros;
v Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
v Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras.
Possibilitar que a
criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras,
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
Quarta-feira 01/04/15
|
||
Linguagem
corporal
Trabalhar com o tato (textura, peso
e temperatura).
|
Conhecimento Matemático
Objetos:
se está perto/longe, se é grande/pequeno, se está vazio ou cheio.
|
Brincar E Imaginar
Brincar
de comidinha e usar panelinhas.
|
Quinta-feira 02/04/15
|
||
Linguagem
Verbal
Conhecer partes do corpo.
|
Natureza
E Cultura
Contando História.
|
Linguagem
Verbal
Roda de conversa.
|
Sexta-feira 03/04/15
FERIADO
|
||
Segunda Semana
Segunda- feira 06 /04/15
|
||
C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)
Brincar
de pega-pega.
|
Brincar
E Imaginar
Bolas de Celofane.
|
Linguagem Corporal
Se
olhar no espelho.
|
Terça-feira 07/04/15
|
||
Natureza E Cultura
História com Fantoches.
|
Linguagem
Musical
Chuva de Papel com a música: a
janelinha fecha.
|
Movimento
Bambolê
|
Quarta-feira 08/04/15
|
||
Linguagem Corporal
Fazer expressões faciais.
|
Conhecimento Matemático
Comparar objetos.
|
Brincar E Imaginar
Chocalho de garrafas pet.
|
Quinta-feira 09/04/15
|
||
Linguagem
Verbal
Leitura: Livro Animais Selvagens.
|
Linguagem Visual
Formas Geométricas.
|
Linguagem
Verbal
Brincadeiras
Recreativas.
|
Sexta-feira 10/04/15
|
||
Linguagem Artística
Pintura livre com Giz de cera.
|
Conhecimento Matemático
Latinha com tampa de plástico e
palito de picolé colorido.
|
Movimento Corporal
Pular corda.
|
Terceira Semana
Segunda- feira 13/04/2015
|
||
C.C.S.O.A (Atividade Coletiva)
Fazer caricatura do papai.
|
Brincar
E Imaginar
Esconde e esconde.
|
Linguagem Corporal
Bater palmas.
|
Terça-feira 14/04/2015
|
||
Natureza
E Cultura
Leitura Livro: Faça fila Selva.
|
Movimento
Corporal
Pular amarelinha.
|
Linguagem Musical
Música Dona Aranha.
|
Quarta-feira 15/04/2015
|
||
Linguagem Corporal
Parque.
|
Conhecimento Matemático
Conhecendo as cores.
|
Brincar
E Imaginar
Dar comidinha para as bonecas.
|
Quinta-feira 16/04/2015
|
||
Linguagem Verbal
Roda de conversa, sobre as partes
do corpo.
|
Linguagem Corporal
Túnel com bambolê.
|
Linguagem
Verbal
Sala Multiuso
|
Sexta-feira 17/04/2015
|
||
Linguagem
Artística
Rasgar papel e colar.
|
Conhecimento Matemático
Contar os dedos da Mãozinha.
|
Movimento Corporal
Parque
|
Quarta
Semana
Segunda- feira 20/04/2015
|
||
C.C.S.O.A (Atividade Coletiva).
Páscoa
|
Brincar
E Imaginar
Imitando a vida real.
|
Linguagem Corporal
Fazer
ginástica.
|
Terça-feira 21/04/2015
FERIADO (TIRADENTES)
|
||
Quarta-feira 22/04/2015
|
||
Linguagem Corporal
Andar em cima da caixa de ovos.
|
Conhecimento Matemático
Circuito com Bambolês.
|
Brincar
/Imaginar
Cabaninha.
|
Quinta-feira
23/04/2015
|
||
Linguagem Verbal
Sala Multiuso
|
Linguagem Musical
Música do
Jacaré.
|
Linguagem Corporal
Tapete
das sensações.
|
Sexta-feira 24/04/2015
PARADA PEDAGÓGICA
|
||
Quinta Semana
Segunda- feira 27/04/2015
|
||
C.C.S.O.A(AtividadeColetiva)
Fazer caricatura da Mamãe.
|
Brincar
E Imaginar
Brincar de pega-pega.
|
Linguagem Corporal
Parque.
|
Terça-feira 28/04/2015
|
||
Natureza E Cultura
Leitura: Livro de formas.
|
Linguagem
Verbal
Brinquedo livre.
|
Linguagem Musica
Cachorrinho
au-au (Patati e Patatá)
|
Quarta-feira 29/04/2015
|
||
Linguagem Corporal
Equilíbrio - Andar entre as cordas.
|
Conhecimento Matemático
Jogo de encaixar.
|
Brincar
E Imaginar
Solário
|
Quinta-feira 30/04/2015
|
||
Linguagem Verbal
Leitura: Livro cores
|
Linguagem Musical
Sons com o corpo.
|
Linguagem Verbal
Sala
Multiuso
|
Avaliação
Será
feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e
desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente. Os resultados
servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos que
permitirão identificar os conhecimentos prévios das crianças e as condições em
que se promoveram avanços na construção do conhecimento.
Recursos
Ø Aparelho
de Som;
Ø Histórias
Contadas e Cantadas;
Ø Músicas;
Ø Jogos
Ø Brinquedos
Ø Teatro
(dramatização)
Ø Brincadeiras
Ø Cartazes
expositivos
Ø Cola
colorida
Ø Giz
de cera
Ø Guache;
Bibliografia
RCN’s, Referencial
curricular nacional para a educação infantil. Volume3: Conhecimento de mundo.
Brasília, 1998.
http://www.ideiacriativa.org/

Nenhum comentário:
Postar um comentário