A CASA – A ESCOLA
Rubem Alves
Uma professora me escreveu pedindo que lhe desse dicas
sobre como despertar o interesse de seus alunos. Preparava suas aulas como
havia aprendido nas aulas de didática, mas a sua aula não era capaz de seduzir
a imaginação de seus alunos. Essa professora não culpava os alunos, culpava a
si mesma. Devia haver algo de errado em suas aulas.
Uma aula é como comida. O professor é o cozinheiro, o
aluno é quem vai comer. Se a criança se recusa a comer pode haver duas
explicações.
Primeira: a criança está doente. A doença lhe tira o
apetite. Quando se obriga a criança a comer quando ela esta sem fome, há sempre
o perigo de que ela vomite e acabe por odiar o ato de comer. O vomito esta para
o ato de comer como o esquecimento esta para o ato de aprender.
Segunda: a comida não é a comida que a criança deseja
comer. O corpo é sábio, etimologicamente quer dizer eu degusto. O corpo não é um
corpo que come tudo o que jogam para ele. Algumas coisas ele prova, se forem
gostosas ele repete. Não existe mágica que seja capaz de fazer uma criança comer
salada de jiló e nabo. A criança tem naturalmente um interesse enorme pelo
mundo. Os olhinhos ficam deslumbrados com tudo o que veem devoram tudo.
Que coisa fascinante uma minhoca aos olhos de uma criança.
Tudo é motivo de espanto, surpresa provocação a novidade.
Qualquer objeto se transforma em brinquedo, são
naturalmente motivadas por eles, querem come-los, conhecê-los. A fome de
aprender é o principio fundamental da aprendizagem, ela acontece entre corpo e
o ambiente. As crianças se interessam por objetos com os quais seus corpos pode
estar em contato, que podem ser manipulados. Elas não têm um interesse por
operações matemáticas, mais se estão vendendo pipas, logo aprendem a somar e
dar troco.
Ai elas vão para escolas. A aprendizagem sai da vida e
passa para os programas. Programas de series de conhecimentos organizados
abstratamente, que não seguem a ordem da vida. Elas são obrigadas a prenderem o
que o corpo não quer. Surge a pergunta; como motivá-las a comer jiló? Sonho com
uma escola que tenha a cãs de morada da criança como seu laboratório. A casa é
seu espaço imediato, cheia de objetos e ações interessantes.
O sentido de um saber é o seu uso na pratica. Se não pode
ser usado não tem sentido. Deve ser jogado fora!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário