quinta-feira, 23 de julho de 2015

A FORMAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA DO PROFESSOR


                     A FORMAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA DO PROFESSOR                    

 

“Se não fosse pelo último minuto, muita coisa ficaria sem fazer-se”.

 

Nós, professores, precisamos refletir sobre a constituição e interação dos saberes, que ratificam a prática do fazer docente.

Pimenta (2005, p.26) afirma que o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A interação dialógica entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipadora.


Assim, neste contexto de Educação entendemos a formação continuada de nossos professores como uma necessidade. O conhecimento pedagógico é construído e ampliado ao longo do tempo por nossos professores, durante sua vida profissional, como resultado das relações teóricas e práticas.
Atualmente, a expectativa que se tem do papel do professor, é a de que ele intervenha, de forma ativa e reformule sua prática através do auto avaliação e estratégias diferenciadas, com autonomia e participação consciente e responsável na vida de nossas crianças. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social, a qual pressupõe a relação teórica e pratica, condição necessária para sua realização, devendo levar em conta a realidade onde o CEI está inserido. O professor deve adaptar-se ao contexto social político e histórico, tendo a capacidade de se reconstruir num movimento de ação-reflexão. Esta fase traz consigo incertezas e riscos, sobre a qual o CEI e o professor devem refletir juntos, conhecendo as famílias atendidas.
A relação família e educadora precisa ser estreita e ampliada, numa relação de confiança mutua, as intervenções dos mesmos devem ser bem planejadas e elaboradas.  
É preciso estar atento para o que é dito, como é dito e para o que acontece de fato com nossos pequenos. Ser professor não basta. É preciso ser professor com saberes da prática e com a teorização que compõe essa práxis, assim nossa formação é constituída diariamente.


“Não nasci marcada para ser um professor assim (como sou). Vim me tornando desta forma no corpo das tramas, na reflexão sobre a ação, na observação atenta a outras praticas, na leitura persistente e crítica. Ninguém  nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na pratica social de que tornamos parte”. (FREIRE).

A formação de nossos professores, contribui em muito para uma melhora na qualidade do aprendizado. O professor não deve se abster de estudar, o prazer pelo estudo e a leitura deve ser evidente, senão não irá conseguir pasar esse gosto para seus alunos. Ele precisa conhecer as questões políticas educacionais, as diversas praticas analisadas na perspectiva histórico, sociocultural.


De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases:

- Art.62- A formação de docentes para atuar na Educação Básica far-se-á em nível Superior, em curso de Licenciatura, de Graduação Plena, em Universidades e Institutos Superiores de Educação, admitida, como formação mínima para o exercício do Magistério na Educação Infantil e das quatro primeiras series do Ensino Fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

-Art.64- A formação de profissionais de Educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a Educação Básica, será feita em cursos de Graduação em Pedagogia ou em nível de Pós-Graduação, a critério da Instituição de ensino, garantida nesta formação, a base comum nacional.

-Art.65- A formação docente, exceto para a Educação Superior, incluirá pratica de ensino de, no mínimo, trezentas horas.

Art.66- A preparação para o exercício do Magistério Superior far-se-á em nível de Pós-Graduação, posteriormente em programas de Mestrado e Doutorado.

-Parágrafo único- O notório saber, reconhecido por universidades com curso de Doutorado em área afim, poderá suprir a exigência de titulo acadêmico.

A formação oportuniza o professor não só o saber em sala, ele precisa conhecer o desenvolvimento sobre seu papel diante de seus alunos e da comunidade atendida.

 A vida cotidiana de um determinado grupo de crianças é mais rica do que aquilo que possa ser previamente pensado ou planejado, pois a convivência implica a existência do inesperado. O educar precisa do ouvir, do falar, além do vínculo afetivo estabelecido com a criança. O educador não pode esquecer que o educar é um processo cultural, nasce da aprendizagem, da orientação que essa criança recebe, podendo formar ou deformá-la, deixando de criar um cidadão autônomo e consciente de seus direitos e deveres.
 E principalmente que muitas vezes o melhor professor é outra criança, interagindo e desenvolvendo uma aprendizagem significativa, possibilitando o encontro a partilha, cada uma aprendendo à sua maneira.


    Bom Trabalho Meninas !!!!

                                                                                                       (Elizabete Schurnovski )

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