PROJETO:
RECREAÇÃO
Justificativa
Brincar com crianças, não é perder tempo,
é
Ganhá-lo; se é triste ver meninos sem
escolas, mas
Triste ainda é vê-los sentados sem ar,
Com
exercícios estéreis sem valor para a formação do Homem”. (Carlos Drummond de
Andrade)
A recreação promove a socialização e faz uso da
integração sensorial. Ao brincar, a criança constrói sua identidade, conquista
sua autonomia, aprende a enfrentar medos, descobre suas limitações, experimenta
novas possibilidades e melhora seu convívio social. O brincar, é essencial para
a saúde física e mental das crianças, assim como faz parte do processo de
formação do ser humano. O
brincar, além de ser um direito de todas as crianças (ECA - artigo 16), é uma
forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos. A
criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus
movimentos, vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos,
desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades,
os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.
OBJETIVOS
v Estimular
ao desenvolvimento cognitivo;
v Promover
a socialização entre os alunos;
v Desenvolver
a autonomia;
v Proporcionar
aos alunos um ambiente lúdico e seguro;
v Seguir
regras durante jogos e brincadeiras;
v Desenvolver
espírito de equipe;
v Explorar
espaços, movimentos, expressões corporais;
v Desenvolver
a sequência lógica;
v Vivenciar
um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
Primeira Semana
Sexta-Feira 01/07/2016
| |||
Linguagem Verbal
Roda de
conversa (Qual a brincadeira preferida?)
|
Natureza e Cultura
Cartaz minhas
brincadeiras preferidas
|
Conhecimento
Matemático
Ache o par
|
Brincar e Imaginar
Brincadeiras
de roda
|
Segunda Semana
Segunda-feira 04/07/2016
| |||
Linguagem verbal
O
Vendedor de balões
Anthony
de Mello.
|
C.C.S.O.A
(Atividade Coletiva)
Bilboquê
|
Brincar e Imaginar
Passa anel
|
Linguagem Corporal
Pula
corda
|
Terça-feira 05/07/2016
| |||
Linguagem Artística
Pintura
com bolas de sabão
|
Natureza e Cultura
Pião
|
Brincar e Imaginar
Telefone
sem fio
|
Linguagem Musical
Dança
da laranja
|
Quarta-Feira 06/07/2016
| |||
Brincar e Imaginar
Mímica
|
Linguagem Corporal
Amarelinha
|
Linguagem Verbal
A Casa Sonolenta(Audrey Wood)
|
Brincar e Imaginar
Cabra-cega
|
Quinta-Feira 07/07/2016
| |||
Linguagem Musical
Tambores de lata e bexiga
|
Linguagem Verbal
O Sapo Apaixonado
Max Velthuijs
|
Brincar e Imaginar
Vamos passear (jogo simbólico)
|
Linguagem Visual e Artística
Pontilhismo
com cotonete
|
Sexta-Feira 08/07/2016
| |||
Linguagem Verbal
A Vaca que Botou um Ovo
(Andy Cutbill)
|
Natureza e Cultura
Colagem com elementos da natureza
|
Conhecimento
Matemático
Cesta dos tesouros: procurando cores
|
Brincar e Imaginar
Sala
Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
|
Terceira
Semana
Segunda-feira 11/07/2016
| |||
Coordenação Motora Linguagem
Corporal
Cores e pregadores
|
C.C.S.O.A.
(Atividade Coletiva)
Confeitando gostosuras!
|
Brincar e Imaginar
Bolinhas de
bexiga
|
Linguagem Corporal
Bolinhas e bambolê: acertar o alvo
|
Terça-feira 12/07/2016
| |||
Linguagem Visual e Artística
Confeccionar
Ioiô
|
Natureza e Cultura
Brincando
de Pipa.
|
Linguagem verbal
A arte de contar histórias com fantoches
|
Linguagem Musical
Escravos de
Jó
|
Quarta-Feira 13/07/2016
| |||
Brincar e Imaginar
Batata
quente
|
Linguagem Corporal
Saltar a
distância
|
Linguagem Verbal
A Lenda do Arco-Íris
|
Linguagem Corporal
Coordenação Motora
Vai e vem
|
Quinta-Feira 14/07/2016
| |||
Linguagem Musical
Apreciação
musical
Tambor
|
Linguagem Verbal
A Princesa e A Ervilha
|
Brincar e Imaginar
Brincadeira
livre
Parque
|
Linguagem Visual e Artística
Moda sustentável! Oficina
|
Sexta-Feira 15/07/2016
| |||
Linguagem Verbal
O Lenhador Honesto
|
Natureza e Cultura
Brincando com pedaços de papel
|
Conhecimento Matemático
Quebra-cabeça de palito
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao
projeto
|
Quarta Semana
Segunda-feira 18/07/2016
| |||
Coordenação Motora Linguagem Corporal
Acertar a lata
|
C.C.S.O.A.
(Atividade Coletiva)
Jogo da
Memória
|
Brincar e Imaginar
Lego
|
Linguagem Corporal
|
Terça-feira 19/07/2016
| |||
Linguagem Visual
Pintura
de tela
|
Natureza e Cultura
Cabo-de-guerra
|
Linguagem verbal
Por Favor, Por Favor
William J. Bennett
|
Linguagem Musical
O sapo não
lava o pé
|
Quarta-Feira 20/07/2016
| |||
Brincar e Imaginar
O Pulo do Sapo
|
Linguagem Corporal
Pega-Pega
|
Linguagem Verbal
Quando a Mãe Grita”, de Jutta Bauer
|
Linguagem Corporal
Futebol de
algodão
|
Quinta-Feira 21/07/2016
| |||
Linguagem Musical
Confeccionar
instrumentos musicais
|
Linguagem Verbal
Dia e Noite
Giselle Vargas
|
Brincar e Imaginar
Corrida ao Contrário
|
Linguagem Visual
Pintura com
esponja.
|
Sexta-Feira 22/07/2016
| |||
Linguagem Verbal
Pinóquio
|
Natureza e Cultura
Fazer massa de modelar
|
Conhecimento Matemático
Atividade
pontilhada: noção de espaço
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso:
Desenho relacionado ao projeto
|
Quinta
Semana
Segunda-feira 25/07/2016
| ||||
Linguagem corporal
Seguir o líder
|
C.C.S.O.A.
(Atividade Coletiva)
Cartaz
da Vovó.
|
Linguagem Verbal
Cartão
para vovó
|
Linguagem Corporal
Corrida
do pé grande
| |
Terça-feira 26/07/2016
| ||||
Linguagem Visual e Artística
Desenho mágico
|
Natureza e Cultura
Cartaz o
trem de Pernambuco
|
Brincar e Imaginar
Brincando de
trenzinho
|
Linguagem Musical
Diferença de
sons
Garrafas
| |
Quarta-Feira 27/07/2016
PARADA PEDAGÓGICA
| ||||
Quinta-Feira 28/07/2016
| ||||
Linguagem Musical
Histórias
cantadas
|
Linguagem Verbal
Construção de uma historinha
|
Brincar e Imaginar
Vamos
brincar de equilíbrio
|
Linguagem Visual e Artística
Pintando a silhueta
| |
Sexta-Feira 29/07/2016
| ||||
Linguagem Verbal
A Estrelinha
preguiçosa
Gerusa
Rodrigues
|
Natureza e Cultura
Trabalhar
com combinados
|
Conhecimento
Matemático
Comprimento de
objetos.
|
Brincar
e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao
projeto
| |
Avaliação
A
avaliação deve ser constante, através de observação, atividades, participação e
colaboração das crianças. A atuação da professora no projeto é de orientadora,
sensibilizadora ao controlar e avaliar as crianças e também seu próprio
desempenho, devendo estar atenta ao estimulo as crianças, valorizando seu desenvolvimento
e suas necessidades. O registro não precisa e
não deve ser complexo.
Bastam algumas frases que
retratem um comportamento não habitual, uma indicação clara de compreensão ou
incompreensão do que está sendo trabalhado ou que aponte indícios do que está
bem ou não e dos avanços. Serão avaliados
objetivos, planejamento, execução das atividades e o resultado final.
Recursos
v Músicas;
v Diversos
Jogos;
v Cartazes;
v Guaches;
v Garrafas
pet;
v Humanos;
v Tesoura;
v Bexigas;
v Fita
crepe;
v Brinquedos
do Cei;
v Fantoches;
v Palitos
de sorvete;
v Materiais
reciclados;
Referências
Bibliográficas
Htpp://www.educandocomcarinhoo.blogspot.com/.../projeto-recreacao-na-educacao-infantil.html
http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2009/07/sugestoes-de-atividades-para-educacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário