Neste método, o aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro
O trabalho em grupo é uma
ferramenta-chave para a busca do conhecimento
Quem foi o pai da
ideia: o psicólogo
bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934).
O que diz: ele foca a interação. Segundo
Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o
papel do ensino e do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. O
aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas
intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando
saltos qualitativos de conhecimento. O ensino deve se antecipar ao que
o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se
refere um de seus principais conceitos, o de "zona de desenvolvimento
proximal", que seria a distância entre o desenvolvimento real da criança
e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre "o ser e o
tornar-se".
Onde está o foco: na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento.
Qual é o papel do professor: ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo.
Como se aprende: observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).
Onde está o foco: na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento.
Qual é o papel do professor: ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo.
Como se aprende: observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).
Como se introduz um novo
conceito: se as
crianças vão aprender sobre doenças, por exemplo, primeiro o professor as
coloca diante de problemas para que os resolvam com o que já sabem e
mostra a elas a necessidade de novos saberes, que terão de encontrar de
diferentes formas. Então, ele as auxilia nesse processo de busca de novos
conhecimentos. Eles podem tanto ir entrevistar um médico (o professor
orientará a turma sobre como fazer uma entrevista), como consultar um livro
ou a internet.
Quais são os reflexos na sala de aula: há mais colaboração e trabalhos em grupo. Parte-se do conhecimento cotidiano para se chegar à produção de conhecimento. O professor propõe tarefas que desafiam os alunos. Erros são considerados parte do aprendizado – eles mostram ao professor como o aluno está raciocinando. Os conteúdos são apresentados por temas: aprende-se sobre escravidão, por exemplo, investigando como ela se deu em vários períodos, e não necessariamente pela ordem cronológica. Utilizam-se, para isso, muitos materiais: reportagens, filmes, etc.
Que tipo de indivíduo espera-se formar: pessoas cooperativas, que tenham compromisso com o mundo e com o outro, que saibam tanto expor suas idéias quanto ouvir. Gente que não necessariamente terá um conhecimento enciclopédico, mas que saberá como procurar as informações que lhe fazem falta.
Quais são os reflexos na sala de aula: há mais colaboração e trabalhos em grupo. Parte-se do conhecimento cotidiano para se chegar à produção de conhecimento. O professor propõe tarefas que desafiam os alunos. Erros são considerados parte do aprendizado – eles mostram ao professor como o aluno está raciocinando. Os conteúdos são apresentados por temas: aprende-se sobre escravidão, por exemplo, investigando como ela se deu em vários períodos, e não necessariamente pela ordem cronológica. Utilizam-se, para isso, muitos materiais: reportagens, filmes, etc.
Que tipo de indivíduo espera-se formar: pessoas cooperativas, que tenham compromisso com o mundo e com o outro, que saibam tanto expor suas idéias quanto ouvir. Gente que não necessariamente terá um conhecimento enciclopédico, mas que saberá como procurar as informações que lhe fazem falta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário