Clareza do raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de ação são alguns dos pontos enfatizados por este método de ensino
O professor acompanha a turma por sete
anos
Quem foi o pai da
idéia: o educador austríaco
Rudolf Steiner (1861-1925)
O que diz: a vivência deve preceder a teoria. Deste
modo, o método prevê que o currículo escolar deve ser individualizado e levar em
conta apenas as necessidades de aprendizado do aluno em cada fase da sua
vida
Onde está o foco: no aluno e no tutor.
Qual o papel do professor: cada classe tem um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante sete anos. "Nós precisamos ser uma referência de comportamento e disciplina para que o aluno possa se espelhar", justifica Alfredo Rheingantz, professor e membro da coordenação da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Durante o período correspondente ao Ensino Médio, as classes ganham professores especialistas, mas continuam com um tutor.
Onde está o foco: no aluno e no tutor.
Qual o papel do professor: cada classe tem um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante sete anos. "Nós precisamos ser uma referência de comportamento e disciplina para que o aluno possa se espelhar", justifica Alfredo Rheingantz, professor e membro da coordenação da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Durante o período correspondente ao Ensino Médio, as classes ganham professores especialistas, mas continuam com um tutor.
Como se aprende: o ensino é dividido em ciclos de sete
anos (de 0 a 7, de 8 a 14 e de 15 a 21 anos) e não há repetência, justamente
para que as etapas de aprendizagem possam estar em sintonia com o ritmo
biológico próprio de cada idade. Como não há provas, as avaliações são baseadas
nas atividades diárias, que resultam em boletins descritivos sobre o
comportamento, a maturidade e o aproveitamento dos
estudantes.
Como se introduz um novo
conceito: outra
característica da pedagogia Waldorf é o ensino em épocas. Em vez de ter aulas de
diversas disciplinas ao longo do dia ou da semana, o aluno passa quatro semanas
apenas vendo uma única matéria. "Isso permite que o aluno lembre mais facilmente
o que viu e aprofunde melhor os conteúdos", diz
Rheingantz.
Quais são os reflexos na sala de aula: no primeiro ciclo, a ênfase é no desenvolvimento da coordenação motora e no despertar da memória. Como essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas, ela não inclui o processo de alfabetização, que acontece apenas no segundo ciclo. Neste, que corresponde ao ensino fundamental, o foco é na educação dos sentimentos para que os alunos adquiram maturidade emocional. Daí a pedagogia Waldorf ser repleta de atividades artísticas, como música, teatro e artes plásticas, além de trabalhos manuais, como marcenaria, tricô e jardinagem.
Que tipo de indivíduo espera-se formar: o método Waldorf visa desenvolver a personalidade do aluno, florescendo nele a clareza do raciocínio, equilibro emocional e a iniciativa de ação. Ao final da escola, o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.
Quais são os reflexos na sala de aula: no primeiro ciclo, a ênfase é no desenvolvimento da coordenação motora e no despertar da memória. Como essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas, ela não inclui o processo de alfabetização, que acontece apenas no segundo ciclo. Neste, que corresponde ao ensino fundamental, o foco é na educação dos sentimentos para que os alunos adquiram maturidade emocional. Daí a pedagogia Waldorf ser repleta de atividades artísticas, como música, teatro e artes plásticas, além de trabalhos manuais, como marcenaria, tricô e jardinagem.
Que tipo de indivíduo espera-se formar: o método Waldorf visa desenvolver a personalidade do aluno, florescendo nele a clareza do raciocínio, equilibro emocional e a iniciativa de ação. Ao final da escola, o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário