quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PROJETO: Trabalhando as Diferenças

 

Justificativa

Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie (...) Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história.
      Augusto Cury

A educação do espírito e da mente para o bem envolve diversos aspectos, envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro. Envolve a prática reiterada dos bons hábitos. Nossa sociedade é formada por pessoas com diferenças físicas, sociais e culturais, entre outras.  Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações. Nós professoras devemos ajudar as crianças a se colocarem no lugar do outro. Pois aprendendo a cuidar do outro implica num intenso processo de interação e de formação de vínculos, afinal não somos todos iguais em nossas diferenças?

OBJETIVOS


v  Estimular o respeito às diferenças e ao meio ambiente;
v  Estimular ao desenvolvimento cognitivo;
v  Promover a socialização entre os alunos;
v  Propiciar situações de reflexões sobre diferenças e semelhanças através de atividades;
v   Aprender a viver junto aceitando a opinião dos outros e expondo as suas com clareza e detalhes, com afetividade e colaboração;
v  Contribuir com a formação moral da criança.

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO


Primeira Semana

Segunda-Feira 02/11/2015
 
FERIADO FINADOS
Terça-feira 03/11/2015
Linguagem Artística
 
Pintura com Barbante
Natureza e Cultura
 
Auto Retrato
Coordenação Motora
 
Corrida do pé grande
Linguagem Musical
 
Meu galo
Quarta-Feira 04/11/2015
Brincar e Imaginar
 
Parque
 
Linguagem Corporal
 
Futebol de algodão
Linguagem Verbal
 
Roda de Conversa: O gambá cheiroso
 
 
Coordenação Motora
 
Solário
 
Quinta-Feira 05/11/2015
Linguagem Musical
 
Relaxamento com musica
Linguagem Verbal
 
Roda de conversa: Um amigo diferente
Brincar e Imaginar
 
Aumenta- aumenta
 
Linguagem Visual
 
Decalque com bandeja
Sexta-Feira 06/11/2015
Linguagem Verbal
 
A Joaninha que perdeu as pintinhas (Renata Martins)
Natureza e Cultura
 
Painéis-reflexão das cores
Conhecimento Matemático
 
Jogo das diferenças e semelhanças
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
Segunda Semana
Segunda-Feira 09/11/2015
Coordenação Motora
Relaxamento no solário
C.C.S.O.A. (Atividade Coletiva)
Cartaz: somos todos iguais.
Brincar e Imaginar
Bobinho
Linguagem Corporal
Parque
 
Terça-feira 10/11/2015
Linguagem Artística
Retrato curioso
Natureza e Cultura
Cara metade
Coordenação Motora
Corrida maluca
Linguagem Musical
Escravos de Jó
Quarta-Feira 11/11/2015
Brincar e Imaginar
Parque
Linguagem Corporal
Agacha- agacha
Linguagem Verbal
Roda de Conversa: Meu cabelo é assim
 
 
Coordenação Motora
Solário
Quinta-Feira 12/11/2015
Linguagem Musical
Relaxamento com musica
Linguagem Verbal
Roda de conversa: reforçar combinados
Brincar e Imaginar
Canguru
Linguagem Visual
Colar lã no cabelo da Lelê
Sexta-Feira 13/11/2015
Linguagem Verbal
Leitura: O cabelo de Lelê
Natureza e Cultura
Cartaz: com carimbo das mãos
Conhecimento Matemático
Achar o par
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho Dumbo
 
 
Terceira Semana
Segunda-Feira 16/11/2015
Coordenação Motora
Relaxamento no solário
C.C.S.O.A. (Atividade Coletiva)
Vitral espelhado
Brincar e Imaginar
Pisar na bexiga
Linguagem Corporal
Parque
 
Terça-feira 17/11/2015
Linguagem Artística
Pintura com bolas de sabão
Natureza e Cultura
Cartaz: Mandela
Coordenação Motora
Ache a sombra
Linguagem Musical
Tango Morena
Quarta-Feira 18/11/2015
Brincar e Imaginar
Parque: pula pula
 
Linguagem Corporal
Acerte o balde
Linguagem Verbal
Roda de Conversa: Percebendo as diferenças
Coordenação Motora
Solário: circuito
 
Quinta-Feira 19/11/2015
Linguagem Musical
Relaxamento com musica
Linguagem Verbal
Roda de conversa: Inicial do nome
Brincar e Imaginar
Futebol de cego
 
Linguagem Visual
Conhecendo nossa bandeira
Sexta-Feira 20/11/2015
FERIADO
CONSCIÊNCIA NEGRA
 
 
Quarta Semana
Segunda-Feira 23/11/2015
Coordenação Motora
 
Relaxamento no solário
C.C.S.O.A. (Atividade Coletiva)
Cai ou Não cai
Brincar e Imaginar
 
Linguagem Corporal
 
Parque
 
Terça-feira 24/11/2015
Linguagem Artística
Pintura com pente
Natureza e Cultura
Boneco da diversidade
Coordenação Motora
Cabra cega
Linguagem Musical
Quarta-Feira 25/11/2015
Brincar e Imaginar
Parque
 
Linguagem Corporal
Caracol
Linguagem Verbal
Roda de Conversa: Um conto africano: a tartaruga e o elefante
 
Coordenação Motora
Solário
 
Quinta-Feira 26/11/2015
Linguagem Musical
Relaxamento com musica.
Linguagem Verbal
Roda de conversa: Que cor é o amor?
Brincar e Imaginar
Abraço Musical
Linguagem Visual
Pontilhismo com cotonete
 
Sexta-Feira 27/11/2015
Linguagem Verbal
 
Natureza e Cultura
 
Cartaz: não ao preconceito.
Conhecimento Matemático
 
Quem viu um igual
Brincar e Imaginar
 
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
 
Avaliação
A avaliação será feita por meio de observação durante todo o processo do projeto. Observando se houve o desenvolvimento no coletivo, o cuidar do outro, compromisso com o semelhante, se houve o desenvolvimento da solidariedade e compreensão, respeitando as pessoas, promovendo o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer  outras formas de discriminação. Apesar de não estarem com a personalidade totalmente formada ainda, as crianças são capazes de entender os limites que lhes são colocados. Assim, devemos aproximar as crianças de tarefas comuns, possibilitando atividades cooperativa, onde um irá se colocar no lugar do outro. Pois aprendendo a cuidar do outro implica num intenso processo de interação e de formação de vínculos.Trabalharei com as crianças as várias formas que uma só espécie pode apresentar, como a nossa, e a partir daí abordamos a verdadeira inclusão. Iguais ou diferentes, que diferença faz?
 
Recursos
 
v  Histórias relacionada ao tema;
v  Músicas;
v  Jogos;
v  Tinta à dedo;
v  Cartazes;
v  Guache;
v  Cartolina;
v  Papel Kraft;
v  Humanos;
v  Tesoura;
v  Bexigas.
v  Revistas
v  Fita crepe
v  Papel higiênico
v  Cola branca
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RCN’s, Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volume3: Conhecimento de mundo. Brasília, 1998. 
http:/www.tempojunto.com.br
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário