Justificativa
Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus,
americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa
aprender a amar a sua espécie (...) Se você amar profundamente a espécie
humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história.
Augusto Cury
A
educação do espírito e da mente para o bem envolve diversos aspectos,
envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no
convívio com o outro. Envolve a prática reiterada dos bons hábitos. Nossa
sociedade é formada por pessoas com diferenças físicas, sociais e culturais,
entre outras. Em
meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se
necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os
afrodescendentes que forma a maioria da população brasileira sendo
historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações. Nós
professoras devemos ajudar as crianças a se colocarem no lugar do outro. Pois
aprendendo a cuidar do outro implica num intenso processo de interação e de
formação de vínculos, afinal não somos todos iguais em nossas diferenças?
OBJETIVOS
v Estimular
o respeito às diferenças e ao meio ambiente;
v Estimular
ao desenvolvimento cognitivo;
v Promover
a socialização entre os alunos;
v Propiciar
situações de reflexões sobre diferenças e semelhanças através de atividades;
v Aprender a viver junto aceitando a opinião dos
outros e expondo as suas com clareza e detalhes, com afetividade e colaboração;
v Contribuir
com a formação moral da criança.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
Primeira
Semana
Segunda-Feira 02/11/2015
FERIADO
FINADOS
|
|||||
Terça-feira 03/11/2015
|
|||||
Linguagem Artística
Pintura com Barbante
|
Natureza e Cultura
Auto Retrato
|
Coordenação Motora
Corrida do pé grande
|
Linguagem Musical
Meu galo
|
||
Quarta-Feira 04/11/2015
|
|||||
Brincar e Imaginar
Parque
|
Linguagem Corporal
Futebol de algodão
|
Linguagem Verbal
Roda de Conversa: O gambá cheiroso
|
Coordenação Motora
Solário
|
||
Quinta-Feira 05/11/2015
|
|||||
Linguagem Musical
Relaxamento com musica
|
Linguagem Verbal
Roda de conversa: Um amigo diferente
|
Brincar e Imaginar
Aumenta- aumenta
|
Linguagem Visual
Decalque com bandeja
|
||
Sexta-Feira 06/11/2015
|
|||||
Linguagem Verbal
A Joaninha que
perdeu as pintinhas (Renata Martins)
|
Natureza e Cultura
Painéis-reflexão
das cores
|
Conhecimento
Matemático
Jogo das diferenças
e semelhanças
|
Brincar
e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
|
||
Segunda
Semana
Segunda-Feira
09/11/2015
|
|||||||
Coordenação
Motora
Relaxamento no solário
|
C.C.S.O.A.
(Atividade Coletiva)
Cartaz: somos todos iguais.
|
Brincar
e Imaginar
Bobinho
|
Linguagem
Corporal
Parque
|
||||
Terça-feira
10/11/2015
|
|||||||
Linguagem
Artística
Retrato curioso
|
Natureza
e Cultura
Cara metade
|
Coordenação
Motora
Corrida maluca
|
Linguagem
Musical
Escravos de Jó
|
||||
Quarta-Feira
11/11/2015
|
|||||||
Brincar
e Imaginar
Parque
|
Linguagem
Corporal
Agacha- agacha
|
Linguagem
Verbal
Roda de Conversa: Meu cabelo é assim
|
Coordenação
Motora
Solário
|
||||
Quinta-Feira
12/11/2015
|
|||||||
Linguagem
Musical
Relaxamento com musica
|
Linguagem
Verbal
Roda de conversa: reforçar combinados
|
Brincar
e Imaginar
Canguru
|
Linguagem
Visual
Colar lã no cabelo da Lelê
|
||||
Sexta-Feira
13/11/2015
|
|||||||
Linguagem
Verbal
Leitura: O cabelo de Lelê
|
Natureza
e Cultura
Cartaz: com carimbo das mãos
|
Conhecimento
Matemático
Achar o par
|
Brincar
e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho Dumbo
|
||||
Terceira
Semana
Segunda-Feira
16/11/2015
|
||||||
Coordenação
Motora
Relaxamento no solário
|
C.C.S.O.A.
(Atividade Coletiva)
Vitral espelhado
|
Brincar
e Imaginar
Pisar na bexiga
|
Linguagem
Corporal
Parque
|
|||
Terça-feira
17/11/2015
|
||||||
Linguagem
Artística
Pintura com bolas de sabão
|
Natureza
e Cultura
Cartaz: Mandela
|
Coordenação
Motora
Ache a sombra
|
Linguagem
Musical
Tango Morena
|
|||
Quarta-Feira
18/11/2015
|
||||||
Brincar
e Imaginar
Parque: pula pula
|
Linguagem
Corporal
Acerte o balde
|
Linguagem
Verbal
Roda de Conversa: Percebendo as diferenças
|
Coordenação
Motora
Solário: circuito
|
|||
Quinta-Feira
19/11/2015
|
||||||
Linguagem
Musical
Relaxamento com musica
|
Linguagem
Verbal
Roda de conversa: Inicial do nome
|
Brincar
e Imaginar
Futebol de cego
|
Linguagem
Visual
Conhecendo nossa bandeira
|
|||
Sexta-Feira
20/11/2015
FERIADO
CONSCIÊNCIA NEGRA
|
||||||
Quarta
Semana
Segunda-Feira
23/11/2015
|
||||||
Coordenação
Motora
Relaxamento no solário
|
C.C.S.O.A.
(Atividade Coletiva)
Cai ou Não cai
|
Brincar
e Imaginar
|
Linguagem
Corporal
Parque
|
|||
Terça-feira
24/11/2015
|
||||||
Linguagem
Artística
Pintura com pente
|
Natureza
e Cultura
Boneco da diversidade
|
Coordenação
Motora
Cabra cega
|
Linguagem
Musical
|
|||
Quarta-Feira
25/11/2015
|
||||||
Brincar
e Imaginar
Parque
|
Linguagem
Corporal
Caracol
|
Linguagem
Verbal
Roda de Conversa: Um conto africano:
a tartaruga e o elefante
|
Coordenação
Motora
Solário
|
|||
Quinta-Feira
26/11/2015
|
||||||
Linguagem
Musical
Relaxamento com musica.
|
Linguagem
Verbal
Roda de conversa: Que cor é o amor?
|
Brincar
e Imaginar
Abraço Musical
|
Linguagem
Visual
Pontilhismo com cotonete
|
|||
Sexta-Feira
27/11/2015
|
||||||
Linguagem
Verbal
|
Natureza
e Cultura
Cartaz: não ao preconceito.
|
Conhecimento
Matemático
Quem viu um igual
|
Brincar
e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
|
Avaliação
A
avaliação será feita por meio de observação durante todo o processo do projeto. Observando
se houve o desenvolvimento no coletivo, o cuidar do outro, compromisso com o
semelhante, se houve o desenvolvimento da solidariedade e compreensão,
respeitando as pessoas, promovendo o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Apesar de
não estarem com a personalidade totalmente formada ainda, as crianças são
capazes de entender os limites que lhes são colocados. Assim, devemos aproximar
as crianças de tarefas comuns, possibilitando atividades cooperativa, onde um
irá se colocar no lugar do outro. Pois aprendendo a cuidar do outro implica num
intenso processo de interação e de formação de vínculos.Trabalharei
com as crianças as várias formas que uma só espécie pode apresentar, como a
nossa, e a partir daí abordamos a verdadeira inclusão. Iguais ou diferentes,
que diferença faz?
Recursos
v Histórias
relacionada ao tema;
v Músicas;
v Jogos;
v Tinta
à dedo;
v Cartazes;
v Guache;
v Cartolina;
v Papel
Kraft;
v Humanos;
v Tesoura;
v Bexigas.
v Revistas
v Fita crepe
v Papel higiênico
v Cola branca
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
RCN’s, Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Volume3: Conhecimento de mundo. Brasília,
1998.
http:/www.tempojunto.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário