Justificativa
A construção da identidade se dá por meio das
interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social
diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira
seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Toda
criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de
observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela
aprende e assim segue na construção de sua identidade A autoimagem também é
construir a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança
convive.
Objetivos
v Possibilitar
que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras,
das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações;
v Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo;
v Desenvolver
a independência, a autoconfiança e a autoestima;
v Participar
da organização da rotina diária;
v Transmitir
ambiente acolhedor e seguro;
v Desenvolver
formas alternativas de consciência corporal;
v Desenvolver
formas alternativas de locomoção;
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
Linguagem
corporal
Conhecimento
Matemático
Conhecimento
Matemático
Linguagem
Verbal
Movimento
Natureza
E Cultura
Linguagem
Artística
Linguagem
Musical
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
Avaliação:
Será
feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e
desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente.
Recursos:
Ø Histórias
Contadas e Cantadas;
Ø Músicas;
Ø Jogos;
Ø Brinquedos;
Ø Teatro
(dramatização);
Ø Brincadeiras;
Ø Cartazes
expositivos;
Ø Cola
colorida;
Ø Giz
de cera;
Ø Guache;
Bibliografia
RCN’s, Referencial curricular nacional
para a educação infantil. Volume3: Conhecimento de mundo. Brasília, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário