IDENTIDADE E AUTONOMIA
Nome/imagem/identidade.
Formação do
sujeito (pessoal e social).
Educação moral.
Interação com o
meio.
Transmissão de
recados.
Respeito à
diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia,
pluralidade cultural).
Formação de bons
hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação,
sociabilidade, confiança, afetividade, autoestima, respeito ao próximo e
justiça).
MOVIMENTO
Físicas: pular,
saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar,
rolar etc.
Motoras:
modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão
corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos
sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos,
sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração
do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento
dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento
de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar,
escrever etc.
Utilização de
jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas
no plano da coordenação e precisão do movimento.
MÚSICA
Músicas folclóricas (cantigas de roda, de
ninar etc.).
- Músicas de origem indígena.
- Músicas de origem africana (afoxé,
capoeira, samba, maculelê).
- Músicas carnavalescas (marchinhas,
frevo, axé).
- Música popular brasileira (os ritmos,
personalidades).
- Músicas infantis (do universo
escolar).
- Instrumentos musicais
(reconhecimento).
ARTES
O fazer artístico.
Pintura.
Desenho.
Modelagem.
Leitura e
releitura de imagem.
Percepção visual
e auditiva.
Cores.
Apreciação da
vida e obra de artistas famosos.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Desenvolvimento oral e ampliação do
vocabulário.
- Descrição de fatos e gravuras
(interpretação, descrição e compreensão).
- Diferenciação entre letras, símbolos
e números.
- Relato de experiências.
- Jogos Verbais: reconto, rimas.
- Produção de textos coletivos e
histórias (oralidade).
- Nome (reconhecimento e escrita
livre).
- Reconhecimento nome de outras
pessoas.
- Identificação de sons das letras no
início das palavras.
- Estudo e reconhecimento das letras.
- Escrita espontânea.
- Rótulos.
- Ordenação de cenas.
- Gêneros textuais: trava-língua, parlendas, advinhas, poemas.
MATEMÁTICA
- Sistematização de noções matemáticas.
- Historias matemáticas.
- Identificação e representação gráfica
das quantidades de 0 a 3.
- Conceitos matemáticos: ideia de
localização, ideia de quantidade, noções de classificação e seriação
(tamanho, peso, volume etc.), noção espacial, noção de medida, noção de
estruturação temporal, noção de grandeza.
- Discriminação visual.
- Cores.
- Formas geométricas.
- Contagem e escrita livre.
- Calendário/Dias da semana.
ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE
- Campanha da Fraternidade:
Fraternidade e vida no planeta.
- Organização dos grupos sociais e suas
relações.
- A criança (nascimento e
desenvolvimento).
- Nome/ Sobrenome.
- Construção da identidade.
- Características físicas.
- Diversidade.
- O indivíduo e o meio social.
- Família.
- Escola (dependências, materiais
utilizados, profissionais da escola, nome da escola, endereço).
- Datas comemorativas.
- Declaração dos Direitos da Criança.
- Corpo humano (partes, crescimento
físico, cuidados, higiene etc.).
- Órgãos dos sentidos.
- Saúde e alimentação.
- Moradia (tipos e partes da casa).
- Meio ambiente.
- Animais. Profissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário