quarta-feira, 24 de junho de 2015

Conteúdos por eixos -Educação Infantil

 

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Nome/imagem/identidade.

Formação do sujeito (pessoal e social).

Educação moral.

Interação com o meio.

Transmissão de recados.

Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia, pluralidade cultural).

Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, autoestima, respeito ao próximo e justiça).

 

MOVIMENTO


Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.

Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

 

MÚSICA

 Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).

  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais (reconhecimento).

 

ARTES

 O fazer artístico.

Pintura.

Desenho.

Modelagem.

Leitura e releitura de imagem.

Percepção visual e auditiva.

Cores.

Apreciação da vida e obra de artistas famosos.

 


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


  • Desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
  • Descrição de fatos e gravuras (interpretação, descrição e compreensão).
  • Diferenciação entre letras, símbolos e números.
  • Relato de experiências.
  • Jogos Verbais: reconto, rimas.
  • Produção de textos coletivos e histórias (oralidade).
  • Nome (reconhecimento e escrita livre).
  • Reconhecimento nome de outras pessoas.
  • Identificação de sons das letras no início das palavras.
  • Estudo e reconhecimento das letras.
  • Escrita espontânea.
  • Rótulos.
  • Ordenação de cenas.
  • Gêneros textuais: trava-língua, parlendas, advinhas, poemas.

MATEMÁTICA

  • Sistematização de noções matemáticas.
  • Historias matemáticas.
  • Identificação e representação gráfica das quantidades de 0  a 3.
  • Conceitos matemáticos: ideia de localização, ideia de quantidade, noções de classificação e seriação (tamanho, peso, volume etc.), noção espacial, noção de medida, noção de estruturação temporal, noção de grandeza.
  • Discriminação visual.
  • Cores.
  • Formas geométricas.
  • Contagem e escrita livre.
  • Calendário/Dias da semana.

ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE

  • Campanha da Fraternidade: Fraternidade e vida no planeta.
  • Organização dos grupos sociais e suas relações.
  • A criança (nascimento e desenvolvimento).
  • Nome/ Sobrenome.
  • Construção da identidade.
  • Características físicas.
  • Diversidade.
  • O indivíduo e o meio social.
  • Família.
  • Escola (dependências, materiais utilizados, profissionais da escola, nome da escola, endereço).
  • Datas comemorativas.
  • Declaração dos Direitos da Criança.
  • Corpo humano (partes, crescimento físico, cuidados, higiene etc.).
  • Órgãos dos sentidos.
  • Saúde e alimentação.
  • Moradia (tipos e partes da casa).
  • Meio ambiente.
  • Animais. Profissões.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário