quarta-feira, 24 de junho de 2015

Dinamica para Reunião Pedagogica


O Barbante

 
Material: bastam um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta para começar a brincadeira.
Desenvolvimento: Forme uma grande roda e, em seguida, cada professora mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante.
Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante. Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as professoras podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade. Depois, toda a turma, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem vindos.  Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos. Abaixados ao redor desse grande círculo eito de cordão, as professoras devem criar uma única figura.
Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto elas escolhem juntas qual os desenhos irão fazer e colocam a ideia em prática, o professor que aplica a dinâmica aproveitará para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas ideias e cada uma quer falar mais alto que a outra. Parte inferior do formulário Algumas buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às vezes, cumprem a palavra.
Conclusão: Por meio desse jogo, todas tomam consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em equipe.
O principal objetivo dessa dinâmica para professores é se integrar de uma maneira divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário