O Barbante
Material: bastam um rolo de barbante e uma
tesoura sem ponta para começar a brincadeira.
Desenvolvimento: Forme uma grande roda e, em seguida,
cada professora mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo
adiante.
Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante.
Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as
professoras podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade. Depois,
toda a turma, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura.
Comentários e interpretações são muito bem vindos. Após percorrer toda a exposição, cada um
desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos. Abaixados
ao redor desse grande círculo eito de cordão, as professoras devem criar uma única
figura.
Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada
um sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto elas escolhem juntas qual os desenhos irão fazer e
colocam a ideia em prática, o professor que aplica a dinâmica aproveitará para
observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas ideias e cada uma quer
falar mais alto que a outra. Algumas buscam argumentos para as suas sugestões,
outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às
vezes, cumprem a palavra.
Conclusão: Por meio desse jogo, todas tomam
consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em
equipe.
O principal objetivo dessa dinâmica para professores é se
integrar de uma maneira divertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário