Justificativa
Este projeto justifica-se por ser o primeiro contato que a criança tem com a escola, um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola, pois é um período de muito choro e impaciência por parte da criança, que se sente abandonada pelos pais.
Segundo
Gilda Rizzo:
“Não
é um problema circunscrito à criança e ao educador. Toda a escola deve se
preparar para se ajustar ás necessidades que o processo de adaptação exige.
Tudo deve estar claro quanto ao papel da escola, suas responsabilidades e os
recursos que disporá para minimizar os problemas relativos à adaptação. Forçar
a criança a permanecer na escola, aos prantos, pode marcá-la para o resto da
vida. É preciso, no entanto, saber distinguir os vários tipos de choro, para se
permitir aceitar uma criança nestas condições.
Há
choros que significam pânico e ansiedade, que indicam incapacidade psicológica
de a criança permanecer afastada da mãe e choros que expressam chantagem
emocional para manipular a mãe. O problema da adaptação é complexo e não pode
ser resolvido atentando-se apenas para o aspecto da criança. É a relação desta
com a sua mãe que tem de ser focalizada e compreendida pelo educador, auxiliado
pela equipe gestora, para que se descubram as medidas adequadas à adaptação.
Além do que cada caso é único e tem que ser avaliado em separado”. (RIZZO,
pags.154, 155, 2000).
OBJETIVOS
v Proporcionar
aos alunos um ambiente lúdico, agradável, seguro para que venha proporcionar
uma adaptação tranquila para a criança e sua família, contribuindo para o seu
desenvolvimento integral;
v Facilitar
o contato físico e afetivo, proporcionando uma adaptação tranquila;
v Ter
relação afetiva com sua educadora e ir aceitando a presença das outras pessoas
no ambiente do CEI
v Estimular
hábitos diários através da rotina,
v Estimular
o desenvolvimento auditivo e visual,
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
Primeira Semana
|
Quarta-feira
03/02/2016
|
||
|
Linguagem
Corporal
Brincar com bolas
|
Conhecimento Matemático
Qual é a cor
|
Brincar
E Imaginar
Seu Lobo
|
|
Quinta-feira
04/02/2016
|
||
|
Linguagem
Verbal
História:
|
Linguagem Visual
Manuseio de revistas
|
Linguagem Verbal
Cantigas infantis
|
|
Sexta-feira
05/02/2016
|
||
|
Linguagem
Artística
Desenho livre
|
Conhecimento Matemático
|
Movimento
Relaxamento
|
Segunda Semana
|
Segunda-feira
08/02/2016
|
||
|
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
Colagem:
chamadinha
|
Brincar
E Imaginar
Brincar de casinha
|
Linguagem Corporal
Parque
|
|
Terça-feira
09/02/2016
|
||
|
Natureza
E Cultura
Exploração do ambiente do CEI
|
Linguagem
Musical
A dona aranha
|
Movimento
Cobrinha
|
|
Quarta-feira
10/02/2016
|
||
|
Linguagem
Corporal
Eu e o espelho
|
Conhecimento
Matemático
Jogo de encaixe
|
Brincar
E Imaginar
Passar no Túnel
|
|
Quinta
–feira 11/02/2016
|
||
|
Linguagem
Verbal
História:
|
Linguagem Visual
Teatrinho com fantoches
|
Linguagem Verbal
Nomeando os nomes
|
|
Sexta-feira
12/02/2016
|
||
|
Linguagem
Artística
Decoração da sala
|
Conhecimento
Matemático
Formas, cores
|
Movimento
Relaxamento
|
Terceira Semana
|
Segunda-feira
15/02/2016
|
||
|
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
Saco Surpresa
|
Brincar
E Imaginar
Solário
|
Linguagem Corporal
Parque
|
|
Terça-feira
16/02/2016
|
||
|
Natureza
E Cultura
Regrinhas da sala
|
Movimento
Pula Pula Pipoquinha
|
Linguagem
Musical
Dançar. Músicas diversas
|
|
Quarta-feira
17/02/2016
|
||
|
Linguagem
Corporal
Estoura bexigas
|
Conhecimento
Matemático
Jogar Argolas coloridas
|
Brincar E Imaginar
Brincadeiras
livres
|
|
Quinta
–feira 18/02/2016
|
||
|
Linguagem Verbal
Música: Meu pintinho
|
Linguagem
Corporal
Nomeando as partes do corpo
|
Linguagem Verbal
Sala multiuso: desenhos
|
|
Sexta-feira
19/02/2016
|
||
|
Linguagem
Artística
Desenho livre
|
Conhecimento Matemático
Boliche
|
Movimento
Relaxamento
|
Quarta Semana
|
Segunda-feira
22/02/2016
|
||
|
C.C.S.O.A
(Atividade Coletiva)
Rasgar, amassar
|
Brincar
E Imaginar
Solário
|
Linguagem Corporal
Parque
|
|
Terça-feira
23/02/2016
|
||
|
Natureza
E Cultura
Colagem com crepom
|
Linguagem
Verbal
Contação de histórias
|
Linguagem
Musical
Música:
Mestre André
|
|
Quarta-feira
24/02/2016
|
||
|
Linguagem
Corporal
Cambalhota
|
Conhecimento Matemático
Comparar objetos
|
Brincar E Imaginar
Bolinhas de sabão
|
|
Quinta
–feira 25/02/2016
|
||
|
Linguagem
Verbal
Combinados da sala
|
Linguagem Musical
Cantiga de Roda
|
Linguagem
Verbal
Sala multiuso: DVD
|
|
Sexta-26/02/2016
|
||
|
Linguagem
Visual
|
Brincar
E Imaginar
Brinquedo diversos
|
Movimento
Relaxamento
|
Quinta Semana
|
Segunda-feira
29/02/2016
|
||
|
C.C.S.O.A
(Atividade Coletiva)
Atividades de sopro
|
Brincar
E Imaginar
Solário
|
Linguagem
Corporal
Parque
|
Recursos:
·
Aparelho de Som;
·
Bambolê;
·
Bexigas;
·
CD:
·
Cola
·
Corda;
·
Cartolina
·
Espelho
·
Livros relacionados ao Tema;
·
Revistas;
·
Tinta Guache;
·
Lápis de cor.
Avaliação
Será feita através de
registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada
criança, individual e coletivamente. Nosso foco na fase de adaptação é a observação. Avaliaremos
individualmente cada criança através da observação e com registros diários
(registro escrito e fotográfico) e durante o período de adaptação de cada
criança faremos um acompanhamento para informar aos familiares (conversas
diárias e entrega da cartinha – atividade trabalhada) e conclusão em impresso
ao seu término, com assinatura dos responsáveis pela criança e demais
envolvidos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário