domingo, 24 de janeiro de 2016

PROJETO ADAPTAÇÃO


 


Justificativa


Este projeto justifica-se por ser o primeiro contato que a criança tem com a escola, um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola, pois é um período de muito choro e impaciência por parte da criança, que se sente abandonada pelos pais.


Segundo Gilda Rizzo:

“Não é um problema circunscrito à criança e ao educador. Toda a escola deve se preparar para se ajustar ás necessidades que o processo de adaptação exige. Tudo deve estar claro quanto ao papel da escola, suas responsabilidades e os recursos que disporá para minimizar os problemas relativos à adaptação. Forçar a criança a permanecer na escola, aos prantos, pode marcá-la para o resto da vida. É preciso, no entanto, saber distinguir os vários tipos de choro, para se permitir aceitar uma criança nestas condições.


Há choros que significam pânico e ansiedade, que indicam incapacidade psicológica de a criança permanecer afastada da mãe e choros que expressam chantagem emocional para manipular a mãe. O problema da adaptação é complexo e não pode ser resolvido atentando-se apenas para o aspecto da criança. É a relação desta com a sua mãe que tem de ser focalizada e compreendida pelo educador, auxiliado pela equipe gestora, para que se descubram as medidas adequadas à adaptação. Além do que cada caso é único e tem que ser avaliado em separado”. (RIZZO, pags.154, 155, 2000).
 
OBJETIVOS
v Proporcionar aos alunos um ambiente lúdico, agradável, seguro para que venha proporcionar uma adaptação tranquila para a criança e sua família, contribuindo para o seu desenvolvimento integral;
v Facilitar o contato físico e afetivo, proporcionando uma adaptação tranquila;
v Ter relação afetiva com sua educadora e ir aceitando a presença das outras pessoas no ambiente do CEI
v Estimular hábitos diários através da rotina,
v Estimular o desenvolvimento auditivo e visual,
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Primeira Semana
Quarta-feira 03/02/2016
Linguagem Corporal
Brincar com bolas
Conhecimento Matemático
Qual é a cor
 
Brincar E Imaginar
Seu Lobo
 
Quinta-feira 04/02/2016
Linguagem Verbal
História:
Linguagem Visual
Manuseio de revistas
Linguagem Verbal
Cantigas infantis
Sexta-feira 05/02/2016
Linguagem Artística
Desenho livre
Conhecimento Matemático
 
Movimento
Relaxamento
 
Segunda Semana
Segunda-feira 08/02/2016
C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)
Colagem: chamadinha
Brincar E Imaginar
Brincar de casinha
 
Linguagem Corporal
Parque
Terça-feira 09/02/2016
Natureza E Cultura
Exploração do ambiente do CEI
Linguagem Musical
A dona aranha
Movimento
Cobrinha
Quarta-feira 10/02/2016
Linguagem Corporal
Eu e o espelho
Conhecimento Matemático
Jogo de encaixe
Brincar E Imaginar
Passar no Túnel
Quinta –feira 11/02/2016
Linguagem Verbal
História:
Linguagem Visual
Teatrinho com fantoches
 
Linguagem Verbal
Nomeando os nomes
Sexta-feira 12/02/2016
Linguagem Artística
Decoração da sala
Conhecimento Matemático
Formas, cores
Movimento
Relaxamento
Terceira Semana
Segunda-feira 15/02/2016
C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)
Saco Surpresa
Brincar E Imaginar
Solário
Linguagem Corporal
Parque
Terça-feira 16/02/2016
Natureza E Cultura
Regrinhas da sala
Movimento
Pula Pula Pipoquinha
 
Linguagem Musical
Dançar. Músicas diversas
Quarta-feira 17/02/2016
Linguagem Corporal
Estoura bexigas
Conhecimento Matemático
Jogar Argolas coloridas
Brincar E Imaginar
Brincadeiras livres
Quinta –feira 18/02/2016
Linguagem Verbal
Música: Meu pintinho
 
Linguagem Corporal
Nomeando as partes do corpo
 
Linguagem Verbal
Sala multiuso: desenhos
Sexta-feira 19/02/2016
Linguagem Artística
Desenho livre
Conhecimento Matemático
Boliche
Movimento
Relaxamento
 
 
Quarta Semana
Segunda-feira 22/02/2016
C.C.S.O.A (Atividade Coletiva)
Rasgar, amassar
Brincar E Imaginar
 
Solário
Linguagem Corporal
Parque
Terça-feira 23/02/2016
Natureza E Cultura
Colagem com crepom
Linguagem Verbal
Contação de histórias
Linguagem Musical
Música: Mestre André
 
Quarta-feira 24/02/2016
Linguagem Corporal
Cambalhota
Conhecimento Matemático
Comparar objetos
Brincar E Imaginar
Bolinhas de sabão
Quinta –feira 25/02/2016
Linguagem Verbal
Combinados da sala
Linguagem Musical
Cantiga de Roda
 
Linguagem Verbal
Sala multiuso: DVD
Sexta-26/02/2016
Linguagem Visual
 
Brincar E Imaginar
Brinquedo diversos
Movimento
Relaxamento
 
Quinta Semana
 
Segunda-feira 29/02/2016
C.C.S.O.A (Atividade Coletiva)
 
Atividades de sopro
Brincar E Imaginar
 
Solário
Linguagem Corporal
 
Parque
 
Recursos:
·        Aparelho de Som;
·        Bambolê;
·        Bexigas;
·        CD:
·        Cola
·        Corda;
·         Cartolina
·        Espelho
·        Livros relacionados ao Tema;
·        Revistas;
·        Tinta Guache;
·        Lápis de cor.
Avaliação
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada criança, individual e coletivamente. Nosso foco na fase de adaptação é a observação. Avaliaremos individualmente cada criança através da observação e com registros diários (registro escrito e fotográfico) e durante o período de adaptação de cada criança faremos um acompanhamento para informar aos familiares (conversas diárias e entrega da cartinha – atividade trabalhada) e conclusão em impresso ao seu término, com assinatura dos responsáveis pela criança e demais envolvidos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário