domingo, 24 de janeiro de 2016

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

 
Muitos pais também se sentem culpados quando chega o momento de deixar os filhos com a responsabilidade dos educadores. Por mais que os professores estejam preparados para lidar com as crianças, para os pais é difícil largar os pequenos nas mãos de “desconhecidos”. Por isso, a adaptação ocorre para os dois lados.

As crianças reagem de maneiras diferentes com o ambiente escolar. Há crianças que choram e possuem mais dificuldade de se adaptar, enquanto que outras nem se quer necessitam que os pais estejam por perto no início.
Nesta fase de adaptação, cabe aos pais conversar o máximo possível com os pequenos e prepará-los para a nova rotina. Sem mentiras e sem criar falsas expectativas, os pais devem contar como funciona a escola e como será a convivência com outras pessoas. Os pais devem ter o cuidado de dialogar com a criança sempre de uma maneira estimulante. O pequeno tem que enxergar as coisas boas que virão daqui para a frente e se sentir empolgado para fazer amizades, aprender e conhecer um novo ambiente. No entanto, é preciso cuidar os exageros para não criar desconfiança e medo nos pequenos.
Com a chegada dos novos alunos, a escola deve desempenhar um papel importante nessa adaptação. Deixar que os pequenos criem experiências positivas e se sintam valorizados e especiais é fundamental. Os educadores devem mostrar todas as instalações do ambiente escolar aos pequenos e fazer explicações sobre a escola. É de fundamental importância que a criança se sinta segura naquele novo ambiente.
É importante que os professores já saibam o nome das crianças antes do primeiro dia de aula. Quando as aulas começarem, os novos alunos irão necessitar de um acompanhamento individual durante a adaptação. Manter os pais informados do comportamento da criança também é de extrema importância para resolver eventuais problemas com a vida escolar.


 

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