PROJETO:
RESGATE AS BRINCADEIRAS
Justificativa
Em todos os tempos,
para todos os povos, os brinquedos evocam as mais sublimes lembranças. São
objetos mágicos, que vão passando de geração a geração, com um incrível poder
de encantar crianças e adultos. (VELASCO, 1996)
O
brincar é algo tão espontâneo, tão natural, tão próprio da criança, que não
haveria como entender sua vida sem brinquedo. É preciso ressaltar, no entanto,
que não é apenas uma atividade natural. É, sobretudo, uma atividade social e
cultural. Desde o começo, o brinquedo é uma forma de relacionar-se, de estar
com, de encontrar o mundo físico e social. As
brincadeiras servem de elo entre a relação do indivíduo com a realidade
interior, e por outro lado, a relação do indivíduo com a realidade externa ou
compartilhada.
Os
adultos contribuem neste ponto, pelo reconhecimento do grande lugar que cabe à
brincadeira e pelo ensino de brincadeiras tradicionais, mas sem obstruir nem
adulterar a iniciativa própria da criança. A
criança que brinca, precisa ser respeitada, pois seu mundo é mutante, e está em
permanente oscilação entre fantasia e realidade. Precisa tanto de brinquedos
como de espaço, o suficiente para que se sinta à vontade e dona do mesmo. Vamos
brincar?
OBJETIVO
v Desenvolver
a atenção e o raciocínio;
v Registrar
de diferentes formas o brincar;
v Promover
o hábito de brincar e de brincadeiras;
v
Aumentar o repertório de brincadeiras infantil,
v Promover
a socialização e interação afetiva entre criança e professora;
v Incentivar
a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto
- estima;
v Explorar
movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla,
equilíbrio e lateralidade;
v Aprimorar
a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
v Reaproveitar
materiais usados (meia usada, lata vazia, garrafa pet, retalhos).
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Primeira
Semana
Quinta-Feira
01/10/2015
| |||||
Linguagem Musical
Relaxamento com musica
|
Linguagem Verbal
Conhecendo a vogal A
|
Brincar e Imaginar
Passa anel
|
Linguagem Visual
Brinquedo
com formas geométricas
| ||
Sexta-Feira
02/10/2015
| |||||
Linguagem Verbal
Leitura:
João e Maria
|
Natureza e Cultura
História Coletiva
|
Conhecimento
Matemático
Separar brinquedos por cor
|
Brincar e Imaginar
Sala
Multiuso: Desenho relacionado ao projeto.
| ||
Segunda
Semana
Segunda-Feira
05/10/2015
| |||||||
Coordenação
Motora
Relaxamento no solário
|
C.C.S.O.A. (Atividade Coletiva)
Oficina de massinha
|
Brincar
e Imaginar
Bola de meia
|
Linguagem Corporal
Parque
Pular corda
| ||||
Terça-feira
06/10/2015
| |||||||
Linguagem
Artística
Pintura espelhada
|
Natureza
e Cultura
Corrida de Algodão
|
Coordenação
Motora
Estátua
|
Linguagem
Musical
Ciranda-cirandinha
| ||||
Quarta-Feira
07/10/2015
| |||||||
Brincar
e Imaginar
Parque
|
Linguagem
Corporal
Amarelinha
|
Linguagem
Verbal
Roda
de Conversa:
Respeitar
o Amigo
|
Coordenação Motora
Solário
| ||||
Quinta-Feira
08/10/2015
| |||||||
Linguagem
Musical
Relaxamento com musica
|
Linguagem
Verbal
Roda de conversa: reforçar combinados
|
Brincar
e Imaginar
Peteca
|
Linguagem
Visual
Pintura com fita crepe
| ||||
Sexta-Feira
09/10/2015
| |||||||
Linguagem
Verbal
Conhecendo a vogal E
|
Natureza
e Cultura
Leitura: Cachinhos dourados
|
Conhecimento
Matemático
Jogo da Memória
|
Brincar e Imaginar
Sala
Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
| ||||
Terceira
Semana
Segunda-Feira
12/10/2015
FERIADO
| ||||
Terça-feira
13/10/2015
| ||||
Linguagem
Artística
Forma
geométrica: centopeia
|
Natureza
e Cultura
Vai e Vem
|
Coordenação
Motora
Pé de lata
|
Linguagem Musical
Boneca de Lata
| |
Quarta-Feira
14/10/2015
| ||||
Brincar
e Imaginar
Parque
|
Linguagem Corporal
Corre Cutia.
|
Linguagem
Verbal
Roda de Conversa: vamos conhecer a voga I
|
Coordenação Motora
Solário
| |
Quinta-Feira
15/10/2015
DIA DO PROFESSOR
| ||||
Sexta-Feira
16/10/2015
| ||||
Linguagem
Verbal
|
Natureza
e Cultura
Jogo da velha com palitos
|
Conhecimento
Matemático
Boliche
|
Brincar e Imaginar
Sala
Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
| |
Quarta-
Semana
Segunda-Feira
19/10/2015
| |||||
Coordenação Motora
Relaxamento no solário
|
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
|
Brincar
e Imaginar
Bolinhas de sabão
|
Linguagem Corporal
Parque
Piscina de bolinhas
| ||
Terça-feira
20/10/2015
| |||||
Linguagem
Artística
Pintura com água
|
Natureza
e Cultura
Brincar com brinquedos feitos de sucata
|
Coordenação
Motora
Equilibrista
|
Linguagem
Musical
Apreciação musical
| ||
Quarta-Feira
21/10/2015
| |||||
Brincar e Imaginar
Parque
|
Linguagem
Corporal
Futevôlei de bexiga
|
Linguagem Verbal
Roda de Conversa: vamos conhecer a voga O
|
Coordenação Motora
Solário
| ||
Quinta-Feira
22/10/2015
| |||||
Linguagem Musical
Relaxamento com musica
|
Linguagem
Verbal
Roda de conversa: Mentira tem pernas curtas
|
Brincar
e Imaginar
Concurso de Poses
|
Linguagem
Visual
Pintura assoprada
| ||
Sexta-Feira
23/10/2015
| |||||
Linguagem
Verbal
Leitura: Pinóquio
|
Natureza
e Cultura
Carrinho reciclado
|
Conhecimento
Matemático
Quebra-cabeça com figuras
|
Brincar e Imaginar
Sala
Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
| ||
Quinta-Semana
Segunda-Feira
26/10/2015
PARADA PEDAGÓGICA
| |||||
Terça-feira
27/10/2015
| |||||
Linguagem
Artística
Fantasminha com carimbo do pé
|
Natureza
e Cultura
|
Coordenação
Motora
Desenho espontâneo com lápis de
cera
|
Linguagem
Musical
Cantigas de roda
| ||
Quarta-Feira
28/10/2015
| |||||
Brincar e Imaginar
Parque
|
Linguagem
Corporal
Morto – vivo
|
Linguagem Verbal
Roda de Conversa vamos conhecer a vogal: U
|
Coordenação Motora
Solário
| ||
Quinta-Feira
29/10/2015
| |||||
Linguagem
Musical
Relaxamento com musica
|
Linguagem
Verbal
|
Brincar
e Imaginar
Caça ao tesouro
|
Linguagem
Visual
Pintura com molde: Bruxa
| ||
Sexta-Feira
30/10/2015
| |||||
Linguagem
Verbal
Leitura: João e o pé de Feijão
|
Natureza
e Cultura
|
Conhecimento
Matemático
Dentro e Fora
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
| ||
Avaliação
Será durante toda execução do
projeto. Através da atividade lúdica, preparando a criança para a vida,
assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando, adaptando-se às
condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com seus
semelhantes, e conviver como um ser social. Além de proporcionar prazer e diversão, o jogo
e a brincadeira podem representar um desafio e provocar o pensamento reflexivo
da criança.
A finalidade deste projeto consisti
em propor uma mudança conceitual para as práticas cotidianas de brincar com
crianças em idade infantil. Acredito que a criança vai
construindo seu conhecimento do mundo de modo lúdico, transformando o real com
os recursos da fantasia e da imaginação.
Recursos
v Aparelho de Som;
v Cartazes expositivos
v Cartolina
v Cola colorida;
v Giz de cera
v Guache
v História
v Humanos
v Jogos e Brincadeiras
v Músicas
v Papel Kraft
v Materiais reciclados.
Referências Bibliográficas
BENJAMIN,
Walter. Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
KISHIMOTO,
M. Tizuko. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.
QUEIROZ, T.
D.; MARTINS, J. L. Jogos e Brincadeiras de A a Z. São Paulo: Ridel, 2002.
www.meubaudeideias.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário