Justificativa
“A primavera chegará, mesmo
que ninguém mais saiba seu nome,
Já
dizia Tim Maia: É primavera! Estação
das flores, onde tudo fica mais belo, mais colorido. Primavera não é uma simples estação de
flores, é muito mais, é um colorido da alma, ela traz consigo, o
agradável aroma de liberdade, de inovação, de alegria e de cores variadas.
Pode, certamente, ser um elo entre suas flores e a grandeza da paz. O meio em
que vivemos só se torna belo se convivermos em harmonia uns com os outros. O CEI, é um espaço de educação infantil,
voltado para a pedagogia perceptiva e participativa; trabalhamos na linha de
projetos visando as necessidades dos grupos. E priorizamos a criança como ator
principal do processo educativo. As crianças de hoje
precisam da natureza, como vivem no meio do ruído e da poluição das
grandes cidades, sentem-se atraídas por tudo o que é natural. A energia das
grandes cidades é pesada. Os adultos nem percebem, mas os mais pequenos sabem
apreciar cada detalhe existente em nossa natureza.
OBJETIVOS
v Estimular a linguagem oral
v Incentivar
o trabalho em equipe;
v Estimular
a criatividade;
v Estimular
ao desenvolvimento cognitivo;
v Desenvolver
a percepção sensório-motora;
v Desenvolver
a coordenação motora grossa e fina;
v Desenvolver
a sequência lógica;
v Observar
o ambiente em que se vive;
v Conhecer
cores e formas;
v Conhecer uma das quatro estações do ano: primavera;
v Promover a socialização.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
Primeira
Semana
Terça-feira 01/09/15
| ||
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
Jogo da Memória
|
Brincar e Imaginar
Solário
|
Natureza e Cultura
Cartaz: Primavera
|
Quarta-feira 02/09/15
| ||
Linguagem Corporal
Ginástica cantada
|
Coordenação Motora
Desenho pontilhado
|
Linguagem Verbal
Leitura: 'Leilão de jardim' de Cecília Meirelles.
|
Quinta-feira 03/08/15
| ||
Conhecimento
Matemático
Quebra
cabeça: Primavera
|
Linguagem Corporal
Serpente
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
|
Sexta-feira 04 /09/15
| ||
Linguagem Artística
Colagem com forminhas de docinhos
|
Conhecimento
Matemático
Jogo das cores
|
Linguagem Musical
Música: Cai ,cai chuvinha
|
Segunda
Semana
Segunda-feira 07 /09/15
FERIADO
| ||
Terça-feira 08/09/15
| ||
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
Confecção livro coletivo: 'Leilão de jardim
|
Brincar e Imaginar
Solário
|
Natureza e Cultura
Colagem com crepom: Bandeira do Brasil
|
Quarta-feira 09/09/15
| ||
Linguagem Corporal
Parque
|
Coordenação Motora
Jardim e borboletas com carimbo das mãos.
|
Linguagem Verbal
O Jardim de Ceci, de Gerusa R. Pinto.
|
Quinta-feira 10 /09/15
| ||
Conhecimento
Matemático
Atividade pontilhada: noção de espaço
|
Linguagem Corporal
Morto Vivo
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
|
Sexta-feira 11 /09/15
| ||
Linguagem Artística
Colagem com lã: arco-íris
|
Conhecimento
Matemático
Flores com formas Geométricas
|
Linguagem Musical
Música: Não atire o pau no gato.
|
Terceira
Semana
Segunda-feira 14 /09/15
| ||
Linguagem Musical
Música: Fantoches 5 Patinhos
|
Brincar e Imaginar
Brincando de trenzinho
|
Linguagem Corporal
Parque.
|
Terça-feira 15/09/15
| ||
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
Sol e caracol com carimbo dos dedinhos e
mãos.
|
Brincar e Imaginar
Solário
|
Natureza e Cultura
Formigueiro, formigas e sapo, carimbo dos
dedinhos e mãos.
|
Quarta-feira 16/09/15
| ||
Linguagem Corporal
Agacha -Agacha
|
Coordenação Motora
Pintura com raspas de giz
|
Linguagem Verbal
Leitura: O Patinho feio.
|
Quinta-feira 17/09/15
| ||
Conhecimento
Matemático
Jogo da Velha com palito de sorvete
|
Linguagem Corporal
Parque
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho
|
Sexta-feira 18 /09/15
| ||
Linguagem Artística
Colagem com folhas secas
|
Conhecimento
Matemático
Achar o par: cores e formas
|
Linguagem Musical
Borboletinha
|
Quarta
Semana
Segunda-feira 21 /09/15
| ||
Linguagem Musical
O Cravo brigou com a Rosa
|
Brincar e Imaginar
Bobinho
|
Linguagem Corporal
Parque.
|
Terça-feira 22/09/15
| ||
C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)
Lagarto com carimbo das mãos.
|
Brincar e Imaginar
Solário
|
Natureza e Cultura
História com Fantoche
|
Quarta-feira 23/09/15
| ||
Linguagem Corporal
Abelha com carimbo
do pezinho
|
Coordenação Motora
Abelhinha na flor
|
Linguagem Verbal
Leitura: A abelhinha Zangona
|
Quinta-feira 24 /09/15
| ||
Conhecimento
Matemático
Jogo
dos Tubos
|
Linguagem Corporal
Parque
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso:
|
Sexta-feira 25 /09/15
| ||
Linguagem Artística
Colagem com papel laminado
|
Conhecimento
Matemático
Trabalhando a cor amarela
|
Linguagem Musical
A janela fecha
|
Avaliação
Avaliação
ocorrerá durante todo o projeto, pois
dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias
situações de aprendizagem. Conforme as oportunidades exploradas durante o
desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos
atingidos.
Será uma aprendizagem que acontecerá de forma
lúdica, sem “pressão”, a criança precisa pensar, tomar decisões,
criar, inventar, arriscar e experimentar, isso tudo contribuirá para o
desenvolvimento da agilidade, concentração e raciocínio. A
avaliação será realizada em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as
dificuldades e os avanços encontrados serão registrados, a fim de aprimorar
as etapas posteriores.
|
Recursos
v Aparelho de Som;
v Cartazes
expositivos;
v Cartolina;
v Cola colorida;
v Giz de cera;
v Guache;
v Histórias;
v Humanos;
v Jogos;
v Músicas;
v Papel Kraft;
Referências Bibliográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário