quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PROJETO: PRIMAVERA



 

Justificativa

 

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome,

 nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.”
Cecília Meireles

 

Já dizia Tim Maia: É primavera! Estação das flores, onde tudo fica mais belo, mais colorido. Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma, ela traz consigo, o agradável aroma de liberdade, de inovação, de alegria e de cores variadas. Pode, certamente, ser um elo entre suas flores e a grandeza da paz. O meio em que vivemos só se torna belo se convivermos em harmonia uns com os outros. O CEI, é um espaço de educação infantil, voltado para a pedagogia perceptiva e participativa; trabalhamos na linha de projetos visando as necessidades dos grupos. E priorizamos a criança como ator principal do processo educativo. As crianças de hoje precisam da natureza, como vivem no meio do ruído e da poluição das grandes cidades, sentem-se atraídas por tudo o que é natural. A energia das grandes cidades é pesada. Os adultos nem percebem, mas os mais pequenos sabem apreciar cada detalhe existente em nossa natureza.
 
 
OBJETIVOS
v  Estimular a linguagem oral
v  Incentivar o trabalho em equipe;
v  Estimular a criatividade;
v  Estimular ao desenvolvimento cognitivo;
v  Desenvolver a percepção sensório-motora;
v  Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
v  Desenvolver a sequência lógica;
v  Observar o ambiente em que se vive;
v  Conhecer cores e formas;
v  Conhecer uma das quatro estações do ano: primavera;
v  Promover a socialização.
 
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
 
Primeira Semana
 


Terça-feira 01/09/15

C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)

 

Jogo da Memória

Brincar e Imaginar

 

Solário

Natureza e Cultura

 

Cartaz: Primavera

Quarta-feira 02/09/15

Linguagem Corporal

 

Ginástica cantada

 

Coordenação Motora

 

      Desenho pontilhado

Linguagem Verbal

 

Leitura: 'Leilão de jardim' de Cecília Meirelles.

Quinta-feira 03/08/15

Conhecimento Matemático

 

 Quebra cabeça: Primavera

Linguagem Corporal

 

Serpente

Brincar e Imaginar

 

Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto

Sexta-feira 04 /09/15

 

Linguagem Artística

 

Colagem com forminhas de docinhos

Conhecimento Matemático

 

Jogo das cores

Linguagem Musical

 

Música: Cai ,cai chuvinha
Segunda Semana


Segunda-feira 07 /09/15

 

FERIADO

Terça-feira 08/09/15

C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)

 

Confecção livro coletivo: 'Leilão de jardim 

Brincar e Imaginar

 

Solário

Natureza e Cultura

 

Colagem com crepom: Bandeira do Brasil

Quarta-feira 09/09/15

Linguagem Corporal

 

Parque

Coordenação Motora

 

Jardim e borboletas com carimbo das mãos.

Linguagem Verbal

 

O Jardim de Ceci, de Gerusa R. Pinto.



Quinta-feira 10 /09/15

Conhecimento Matemático

 

Atividade pontilhada: noção de espaço

Linguagem Corporal

 

Morto Vivo

Brincar e Imaginar

 

Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto

Sexta-feira 11 /09/15

 

Linguagem Artística

 

 

Colagem com lã: arco-íris

Conhecimento Matemático

 

Flores com formas Geométricas

Linguagem Musical

 

 

Música: Não atire o pau no gato.
Terceira Semana


Segunda-feira 14 /09/15

Linguagem Musical

 

Música: Fantoches 5 Patinhos

Brincar e Imaginar

 

Brincando de trenzinho

Linguagem Corporal

 

Parque.

Terça-feira 15/09/15

C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)

 

Sol e caracol com carimbo dos dedinhos e mãos.



Brincar e Imaginar

 

 

Solário

Natureza e Cultura

 

Formigueiro, formigas e sapo, carimbo dos dedinhos e mãos.

Quarta-feira 16/09/15

Linguagem Corporal

 

Agacha -Agacha

Coordenação Motora

 

Pintura com raspas de giz

Linguagem Verbal

 

Leitura: O Patinho feio.

Quinta-feira 17/09/15

Conhecimento Matemático

 

Jogo da Velha com palito de sorvete

Linguagem Corporal

 

Parque

Brincar e Imaginar

 

Sala Multiuso: Desenho

Sexta-feira 18 /09/15

 

Linguagem Artística

 

 

Colagem com folhas secas

Conhecimento Matemático

 

Achar o par: cores e formas

Linguagem Musical

 

 

Borboletinha
 
Quarta Semana


Segunda-feira 21 /09/15

Linguagem Musical

 

O Cravo brigou com a Rosa

Brincar e Imaginar

 

Bobinho

Linguagem Corporal

 

Parque.

Terça-feira 22/09/15

C.C.S.O.A(Atividade Coletiva)

Lagarto com carimbo das mãos.

 

Brincar e Imaginar

 

Solário

Natureza e Cultura

 

História com Fantoche

Quarta-feira 23/09/15

Linguagem Corporal

 

Abelha com carimbo do pezinho

Coordenação Motora

 

 

Abelhinha na flor

Linguagem Verbal

 

Leitura: A abelhinha Zangona

Quinta-feira 24 /09/15

Conhecimento Matemático

 

 Jogo dos Tubos

Linguagem Corporal

 

Parque

Brincar e Imaginar

 

Sala Multiuso:

Sexta-feira 25 /09/15

 

Linguagem Artística

 

 

Colagem com papel laminado

Conhecimento Matemático

 

Trabalhando a cor amarela

Linguagem Musical

 

 

A janela fecha


Avaliação
Avaliação ocorrerá durante todo o projeto, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem. Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos.

Será uma aprendizagem que acontecerá de forma lúdica, sem “pressão”, a criança precisa pensar, tomar decisões, criar, inventar, arriscar e experimentar, isso tudo contribuirá para o desenvolvimento da agilidade, concentração e raciocínio. A avaliação será realizada em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados serão registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.

Recursos
v Aparelho de Som;
v Cartazes expositivos;
v Cartolina;
v Cola colorida;
v Giz de cera;
v Guache;
v Histórias;
v Humanos;
v Jogos;
v Músicas;
v Papel Kraft;
 
Referências Bibliográficas
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário