INCLUSÃO X INTEGRAÇÃO
O especial na
educação : Integração justaposição do ensino especial ao regular. O aluno tem
de se adequar ao ensino para cursá-lo/ carreamento de profissional, recursos e métodos,
técnicas que levam a exclusão. O conceito de escola Inclusiva é baseado no
consenso de que alunos portadores de necessidades especiais devem ser incluídos
em arranjos educacionais feitos para a maioria dos alunos, onde todos deverão
aprender juntos, independentemente de suas dificuldades ou limitações que
possam ter.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
v Igualdade de condições para o acesso
e permanência na escola;
v Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar
e divulgar a cultura.
Superando as disparidades
educacionais com medidas que garantam a igualdade de acesso à Educação. No
futuro, quando todas as escolas se tornarem inclusivas, bastará o uso da
palavra escola sem adjetiva-la.
O que é Educação Especial?
Diretrizes Nacionais para Educação
Especial na educação Básica (Resolução 02/2001, do Conselho Nacional de Educação)
no qual considera:
Por Educação Especial, modalidade da
educação escolar, um processo educacional definido por uma proposta pedagógica
que assegure recursos e serviços educacionais especializado para apoiar,
completar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços comuns
educacionais, de modo a garantir a educação e promover o desenvolvimento das
potencialidades destas crianças.
Diferença no ensino Integrado e ensino Inclusivo:
Integrado: A
criança utiliza-se de todos os recursos para sua reabilitação e integração, mas
as crianças ditas normais e os professores não disponibilizam a entrar nessa
integração. No caso de uma criança surda, ela usará aparelho para se integrar e
falar. Mais, seus colegas e professores não aprenderão a língua de sinais.
Inclusão: A
escola e o sistema educacional são transformados para que todas as crianças
recebam educação diferenciada e sejam atendidas em suas necessidades.
“Nem todas as diferenças necessariamente inferiorizam as
pessoas. Há a diferenças e a igualdade - nem tudo deve ser igual, assim como
nem tudo deve ser diferente./.../ é preciso que tenhamos o direito de sermos
diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais
quando a diferença nos inferioriza” (MANTOAN, 2003. p. 34).
Nossa sociedade é formada por pessoas
com diferenças físicas, sociais e culturais, entre outras.
Elizabete Schurnovski
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