segunda-feira, 26 de outubro de 2015

INCLUSÃO X INTEGRAÇÃO


INCLUSÃO X INTEGRAÇÃO
 

O especial na educação : Integração justaposição do ensino especial ao regular. O aluno tem de se adequar ao ensino para cursá-lo/ carreamento de profissional, recursos e métodos, técnicas que levam a exclusão. O conceito de escola Inclusiva é baseado no consenso de que alunos portadores de necessidades especiais devem ser incluídos em arranjos educacionais feitos para a maioria dos alunos, onde todos deverão aprender juntos, independentemente de suas dificuldades ou limitações que possam ter.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

v  Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

v  Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura.

Superando as disparidades educacionais com medidas que garantam a igualdade de acesso à Educação. No futuro, quando todas as escolas se tornarem inclusivas, bastará o uso da palavra escola sem adjetiva-la.

O que é Educação Especial?

Diretrizes Nacionais para Educação Especial na educação Básica (Resolução 02/2001, do Conselho Nacional de Educação) no qual considera:

Por Educação Especial, modalidade da educação escolar, um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializado para apoiar, completar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços comuns educacionais, de modo a garantir a educação e promover o desenvolvimento das potencialidades destas crianças.


Diferença no ensino Integrado e ensino Inclusivo:

Integrado: A criança utiliza-se de todos os recursos para sua reabilitação e integração, mas as crianças ditas normais e os professores não disponibilizam a entrar nessa integração. No caso de uma criança surda, ela usará aparelho para se integrar e falar. Mais, seus colegas e professores não aprenderão a língua de sinais.

Inclusão: A escola e o sistema educacional são transformados para que todas as crianças recebam educação diferenciada e sejam atendidas em suas necessidades.


“Nem todas as diferenças necessariamente inferiorizam as pessoas. Há a diferenças e a igualdade - nem tudo deve ser igual, assim como nem tudo deve ser diferente./.../ é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza”  (MANTOAN, 2003. p. 34).


Nossa sociedade é formada por pessoas com diferenças físicas, sociais e culturais, entre outras.  


  Elizabete Schurnovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário