PROJETO FOLCLORE
Justificativa
Podemos definir o
folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração
para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos
moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram
criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O
folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem as
festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. Se pensarmos folclore como
cultura popular brasileira, vamos perceber o quanto é importante falar das
expressões culturais que nos formam, não só aquelas que estão mais distantes de
nós, mas também o que está bem próximo e atual: o CEI pode trabalhar com as
histórias, o conhecimento e as curiosidades trazidos pelos próprios alunos, por
suas famílias, do seu bairro etc.
OBJETIVOS
v Valorizar
o folclore brasileiro;
v Desenvolver
a criatividade;
v Estimular
a linguagem oral;
v Conhecer
diferentes histórias/lendas;
v Ampliar
o gosto musical;
v Fortalecer
a musculatura;
v Desenvolver
a coordenação motora e o equilíbrio;
v Resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
v Incentivar
o trabalho em equipe;
v Estimular
ao desenvolvimento cognitivo.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
Primeira
Semana
Segunda-feira 03 /08/15
| ||
Linguagem Musical
Música: O saci
|
Brincar e Imaginar
Seu reizinho mandou
|
Linguagem Corporal
Parque.
|
Terça-feira 04/08/15
| ||
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva)
|
Brincar e Imaginar
Solário
|
Natureza e Cultura
Cartaz: Cadê o Saci
|
Quarta-feira 05/08/15
| ||
Linguagem Corporal
Cabra cega
|
Coordenação Motora
Pular com uma perna
só.
|
Linguagem Verbal
Leitura: “A Lenda do saci”.
|
Quinta-feira 06 /08/15
| ||
Conhecimento Matemático
Parlenda: A Galinha do vizinho
|
Linguagem Corporal
Corrida: Ovo na colher
|
Brincar e Imaginar
Sala Multiuso: Desenho relacionado ao projeto
|
Sexta-feira 07 /08/15
| ||
Linguagem Artística
Cartão dia dos Pais
|
Conhecimento
Matemático
Saci com Formas Geométricas
|
Linguagem Musical
Música: Caranguejo
|
Segunda
Semana
Segunda-feira 10/08/2015
| ||
Linguagem Corporal
Pular
com ambos os pés dentro de círculos
|
Brincar e Imaginar
Brincadeiras
Folclóricas
|
Linguagem Corporal
Cabo
de guerra
|
Terça-feira 11/08/2015
| ||
C.C.S.O.A(Atividade Coletiva).
Carimbo
com isopor: O Boto
|
Brincar e Imaginar
Solário
|
Natureza e Cultura
A
Lenda do Boto
|
Quarta-feira 12/08/2015
| ||
Linguagem Corporal
Abraço
Musical
|
Coordenação Motora
Cobrinha
|
Linguagem
Verbal
|
Quinta-feira 13/08/2015
| ||
Conhecimento Matemático
Quebra
cabeça: Boto
|
Linguagem Corporal
Parque
|
Brincar
e Imaginar
Sala Multiuso: DVD
|
Sexta-feira 14/08/2015
| ||
Linguagem Artística
Teatro
com palitoches
|
Conhecimento Matemático
Trabalhar
com a cor rosa
|
Linguagem Musical
Cantiga:
Alecrim dourado
|
Terceira
Semana
Segunda-feira
17/08/2015
| ||
Linguagem
Corporal
Corrida: Do saco
|
Brincar
e Imaginar
Batatinha frita
|
Linguagem
Corporal
Seu eu fosse
|
Terça-feira
18/08/2015
| ||
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva).
Telefone sem fio
|
Brincar
e Imaginar
Solário
|
Natureza
e Cultura
A Lenda da Sereia
|
Quarta-feira
19/08/2015
| ||
Linguagem
Corporal
Cabo de guerra
|
Coordenação
Motora.
Desenho
livre
|
Linguagem
Verbal
História com fantoches
|
Quinta-feira
20/08/2015
| ||
Conhecimento
Matemático
Quebra cabeça: Sereia
|
Linguagem
Corporal
Parque
|
Brincar
e Imaginar
Sala Multiuso: DVD
|
Sexta-feira
21/08/2015
| ||
Linguagem
Artística
Colagem com macarrão parafuso: Sereia
|
Conhecimento
Matemático
Parlenda uni dunitê: círculos
|
Linguagem
Musical
A Sereia é amiga da Baleia
|
Quarta
Semana
Segunda-feira 24/08/2015
| ||
Linguagem Corporal
Ginastica
|
Brincar e Imaginar
Bumba
meu boi com caixa
|
Linguagem Corporal
O
Trem de ferro
|
Terça-feira 25/08/2015
| ||
C.C.S.O.A(Atividade
Coletiva).
Personagens
folclóricos na TV
|
Brincar e Imaginar
Solário
|
Natureza e Cultura
Lenda:
Bumba-meu-boi
|
Quarta-feira 26/08/2015
| ||
Linguagem Corporal
Marcha
Soldado
|
Coordenação Motora.
Desenho
livre
|
Linguagem Verbal
Trava língua: doce mais doce
|
Quinta-feira 27/08/2015
| ||
Conhecimento Matemático
Separar
os brinquedos por cor
|
Linguagem Corporal
Parque
|
Brincar e Imaginar
Sala
Multiuso; DVD
|
Sexta-feira 28/08/2015
| ||
Linguagem Artística
Colagem
com papel laminado: Bumba
|
Conhecimento Matemático
O
caminhão de laranja: trabalhar número
|
Linguagem Musical
Cantiga:
Boi da cara Preta
|
Avaliação
Avaliação
ocorrerá durante todo o projeto, pois
dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias
situações de aprendizagem. Conforme as oportunidades
exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos
formados e objetivos atingidos.
Referências
Bibliografias
RCN’s, Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Volume3: Conhecimento de mundo. Brasília,
1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário